Saiba como escolher a pia de cozinha
Saiba como escolher uma pia de cozinha corretamente, evitando erros comuns na instalação.
Escolhendo a melhor opção para sua cozinha……..
Informações
Pia de cozinha
- Pontos importantes antes de instalar
- Três pontos principais antes de comprar
- Tipo de Instalação
- Configurações
- Materiais
Saiba como, logo abaixo.
Pontos importantes antes de instalar :
A pia da cozinha é uma das parte mais importante da cozinha, por isso precisa ser funcional e atraente. A pia de cozinha pode ser cortada de forma a acomodar a instalação de cubas, fogões e cooktops, além de acessórios integrados como tábuas para corte e escorredores.
Por isso, antes da instalação verifique os seguintes pontos:
Altura: varia entre 90 e 110 cm dependendo da altura de quem for utilizá-la.
Altura da Pessoa (cm) | Altura do Balcão (cm) |
1,50 – 1,60 1,60 – 1,70 1,70 – 1,80 1,80 – 1,90 |
78 – 90 83 – 95 90 – 103 95 – 110 |
Comprimento: Não deve ultrapassar 3 metros, para evita deformação ou rachaduras dependendo do material.
Profundidade: A medida mínima recomendada é de 60 centímetros, pois devido à furação da cuba a pia pode sofrer rachaduras e também deixaria de ser funcional.
Borda: São as extremidades da pia, há diversos acabamentos com a preferência de cada um.
Frontão: é uma peça integrada a pia e em contato com a parede, o que impede que líquidos derramados sobre a pia entre em contato com a parede.
Três pontos principais antes de comprar :
Tipo de Instalação
Existem três tipos principais de instalação :
- Cuba de Embutir – A cuba é instalada embaixo da furação do balcão, que deve ser cortada previamente na medida da cuba. Geralmente o balcão é feito em mármore ou granito.
- Cuba de Sobrepor – A cuba é instalada sobre a furação do balcão. A abertura da bancada deve ser menor que a pia para que haja uma sobreposição.
- Integrado – É uma pia com balcão e cuba integrado, é moldada direita na superfície da bancada.
Configurações
Ao fazer sua escolha , tenha em mente o tamanho do gabinete e a abertura existente. Além disso, escolha uma torneira que lhe garanta trabalhar com a pia que você escolher.
Tamanho – O armário da pia vai determinar o tamanho máximo de sua pia.
Número de cubas – Há , bacia simples, duplas e triplas, disponíveis para escolher . Enquanto que as simples são as mais usuais, as cubas duplas ou triplo oferem maior comodidade, porém são mais caras.
Profundidade da cuba – a profundidade depende da preferência pessoal e das atividades típicas da cozinha, podem varia de 10cm até 18 cm. Porém, quanto mais funda a cuba, menos água será espirada na hora de lavar as louças e também oferece maior espaço para as louças.
Materiais
Existem diversas tipos de materiais e pedras que são utilizados, mas os quatro principais materiais são:
- Aço inoxidável – aço inoxidável oferece uma opção rentável, fácil de cuidar e limpar. Porém oferece poucas opções de configuração (tamanho da cuba, comprimento, etc).
- Mármore as características são quase semelhante ao granito, mas é um pouco mais caro e precisa ser selados anualmente.
- Granito . Oferecem maior durabilidade, não é fácil de rachar, é resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural.
- Granito Sintético – pias Eles são duráveis , resistentes a manchas , fácil de limpar e disponíveis numa gama de cores, porém podem ser danificadas pelo calor (ex: panela quente) e são mais suscetíveis as intempéries.