Como limpar esponja de pratos
A esponja de limpeza de pratos armazena muitas bactérias, mesmo em contato frequente com sabão e detergente.
De acordo com um estudo feito em de Campinas (São Paulo), após 15 dias de uso a esponja pode conter cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, que podem causar desde febre a problemas pulmonares.
Por isso, os pesquisadores aconselham colocar a esponja em uma solução com água sanitária por 10 minutos, a proporção é de uma colher de sopa de água sanitária para 500 ml de água.
Confira abaixo os cuidados necessários com a esponja:
Armazenamento
Evite recipientes fechados, pouco arejados e que acumulam água, pois a proliferação de fungos e bactérias são maiores. Utilize recipiente aberto e que o resto de água que fica na esponja escorra.
Antes de guardar a esponja, não deixe restos de comida e esprema ao máximo para secar. No final do dia, coloque-a em uma solução com água sanitária por 10 minutos ou coloque a esponja para ferver em um litro de água por cinco minutos.
Separação das esponjas por ambiente
A recomendação é utilizar uma esponja para cada ambiente, como no banheiro, na cozinha, lavanderia e áreas externas.
Para o banheiro, é importante deixar uma esponja apenas para limpar louças sanitárias e não se esquecer de fazer a higienização após o uso.
Troca da esponja
O tempo de uso de uma esponja pode variar de 1 semana até no máximo 15 dias. Por causa dos restos de comida que se acumulam na da esponja, mesmo fazendo a higienização após cada uso.
Fonte: Casa Vogue