Como aumentar o furo da pia inox e instalar o ralo Basket

Aumentar o diâmetro ou alargar um furo na pia inoxidável para acomodar uma válvula mais larga na cozinha é mais fácil do que você pensa. É uma maneira prática sem trocar a cuba ou danificar a pia, dessa forma, você pode instalar o ralo Basket: https://goodhouse.com.br/blog/.
A prensa Basket é uma invenção patenteada junto ao INPI, criada para solucionar a necessidade de aumentar o diâmetro do furo da cuba de inox e principalmente possibilitar as pessoas conhecerem o ralo Basket, um modelo de válvula de pia utilizado em todo Japão.

O lançamento do equipamento foi apresentando na Feira do empreendedor de 2015, como uma oportunidade de negócio para novos empreendedores. Veja o vídeo da feira:

Benefícios do ralo Basket para você.

Esse modelo de ralo é usado em muitos países, principalmente no Japão, suas principais características são: FUNCIONALIDADE: Evitar entupimentos; SUSTENTABILIDADE: Reduzir a quantidade de lixo que despejamos nos nossos rios; HIGIENE: Reduzir o contato com bactérias do ralo, evitando a contaminação alimentar ou doenças.

Quando lavamos a louça, frequentemente o ralinho (ou peneirinha) entope e a pia fica cheia de água, nessa situação nós podemos retirar o ralinho e deixar a sujeira embora ou desentupir com as unhas a sujeira.

Essa prática pode ocasionar problemas com entupimentos ou podemos tentar limpar com as nossas unhas, esse hábito de desentupir com as unhas é perigoso para nossa saúde, podendo gerar contaminação alimentar ou infecções.

O ralo Basket tem um cesto com alça para facilitar a retirada da sujeira, através dele evitamos que as bactérias fiquem nas mãos e unhas, já que estudos apontam que o ralo da pia é o segundo lugar com maior quantidade de micróbios, atrás apenas do vaso sanitário.

Por conta disso, esse modelo é bastante difundido no Japão, onde o sushiman prepara quase tudo com as mãos. Pesquisa aponta que os ralos de pias são a causa crescente de um número crescente de surtos infecciosos nos hospitais do mundo inteiro.

Cuidados com as Cubas de Inox

 

 

Para que as cubas de inox tenham vida útil prolongada confira algumas dicas importantes:

Instalação

As cubas de aço inox devem ser instaladas somente após o término da obra bruta, preferencialmente após o final da pintura. Respingos de concreto ou tinta danificam o seu acabamento, já que a remoção deles sempre deixam riscos;

Manuseio

Ao lavar a louça, tome cuidado principalmente ao manusear facas, garfos, grelhas e outros produtos afiados ou com cantos vivos. A falta de cuidado ao lavar esses itens pode causar riscos irreversíveis na superfície das cubas;

Lembre-se também que as cubas suportam apenas o peso da louça, pois o excesso de peso pode acarretar o descolamento da cuba. Ao armazenar panelas, talheres e tábuas no local para serem lavados posteriormente, evite deixar por baixo as peças afiadas ou com pontas vivas;

Ácidos e produtos químicos

Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares danificam a superfície do aço inox e portanto devem ser evitados. Alvejantes e água sanitária podem ser usados ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações recomendadas. Use água entre fria e morna ao invés de água quente ou fervendo.

Produtos de limpeza

A limpeza deve ser feita apenas com esponja macia e detergente neutro. Nunca utilize polidores e saponáceos abrasivos, pois podem prejudicar a superfície do aço inox.

Alimentos e ingredientes

Evite o contato prolongado com soluções altamente concentradas de sal, principalmente a altas temperaturas.

Superaquecimento

Não por panelas ou similares superaquecidos em cima do aço inox, tal procedimento cria manchas difíceis de remover.

Aço comum

Não deixe artigos de aço comum em contato com o inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças devem ser enxaguadas com água em abundância.

Em caso de duvidas, recomendamos sempre consultar um técnico habilitado para que o serviço seja executado dentro das recomendações do fornecedor do produto.