Como escolher uma Projeto ou Planta de Casa

projetoSe você vem acompanhando os posts sobre Como Construir Passo à Passo, então agora é hora de você entender como escolher o projeto para sua casa, caso seja a primeira vez e ainda não escolheu o terreno veja as dicas importantes clicando no link acima.

Certamente você terá que procurar um arquiteto ou engenheiro para auxiliá-lo na melhor escolha do projeto. Ele vai orientá-lo sobre os espaços mínimos, a melhor disposição dos cômodos, as normas exigidas pelos diversos órgãos e deixando sua casa prática e confortável.

Porém, defina claramente suas possibilidades financeiras e as preferências pessoais antes de procurar o engenheiro (ou arquiteto), para isso, siga os seguintes passos:

Primeiro passo: Planejamento Financeiro

Siga as orientações dos posts anteriores e faça um planejamento prévio de quanto pretende gastar na construção, utilize como parâmetro inicial o valor do CUB/m2 (Custo Unitário Básico) do seu estado (http://www.cub.org.br).

Através do CUB/m2 você tem um parâmetro do metro de construção, assim é só multiplicar o valor do CUB/m2 pela área de construção pretendida para sua casa (e/ou a planta), não se esqueça que o CUB/m2 é somente da casa, não incluindo muro, grade, calçadas, etc.

É importante deixar sempre uma provisão (se for possível) do valor estimado da construção para prováveis imprevistos.

Segundo passo: Terreno

Definido o valor da construção e a metragem, devemos analisar:

  • Se a planta do projeto se encaixa no terreno, ou seja, você deve escolher um projeto em que as dimensões sejam compatíveis com as medidas do terreno.
  • Limitações legais (lei de ocupação de solo) podem restringir ou limitar a construção, deve ser vista antes de escolher o projeto desejado.

Terceiro passo: Planejando o projeto

O projeto deve atender o perfil e a preferência dos futuros moradores, nessa etapa consulte a opinião de amigos, engenheiros para formar uma opinião, veja as dicas principais:

 

  1. Estilo de vida: Analise seu perfil e defina o projeto mais adequado, veja alguns exemplos abaixo:
    • Se for casado com filhos, os quartos serão separados?
    • Se gostar de passar o tempo fora da casa, então é ter área de lazer, churrasqueira, quintal, etc
    • Se for passar o tempo dentro da casa, a sugestão é cozinha gourmet, varanda, jardim de inverno, etc.
    • Se for idoso ou com limitações físicas é bom não ter escadas ou degraus.
    • Pretende trabalhar em casa é bom ter uma sala isolada do resto da casa.

Veja e reveja exaustivamente antes de definir o projeto, pois essa análise é fundamental para fazer um bom projeto que atenda suas necessidades e desejos.

  1. Funcionalidade: o espaço e a disposição dos cômodos e da garagem devem ser bem planejados para que o projeto atenda suas necessidades e desejos. Exemplos:
    • Cozinha estreita que prejudica a movimentação e disposição dos móveis (pia, balcão) e equipamentos (geladeira, fogão, etc.).
    • Vagas e espaço na garagem para os automóveis da familia.
  2. Conforto: na medida do possível o projeto deve ser o mais confortável possível, priorizando uma casa bem iluminada e arejada.
  3. Segurança: é um item cada vez mais importante na construção e seu planejamento deve ser cuidado. Exemplo: Árvore alta plantada próximo ao muro pode servir de escada ou má iluminação ou disposição da garagem.
  4. Estética: Deve atender as preferências individuais, porém o auxilio de um profissional é essencial para que haja um equilíbrio e harmonia no projeto.
  5. Privacidade: Projeto de casa em forma de U ou em forma de L, oferecem mais privacidade de seus vizinhos, posicionamento das portas e janelas também proporcionam mais privacidade.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios