Saiba como escolher a pia de cozinha

Saiba como escolher uma pia de cozinha corretamente, evitando erros comuns na instalação.

Escolhendo a melhor opção para sua cozinha……..

decora____o-cozinha-9n

Informações

Pia de cozinha

 

  • Pontos  importantes antes de instalar
  • Três pontos  principais antes de comprar
  1. Tipo de Instalação
  2. Configurações
  3. Materiais

Saiba como,  logo abaixo.

Pontos  importantes antes de instalar :

A pia da cozinha é uma das parte mais importante da cozinha, por isso precisa ser funcional e atraente. A pia de cozinha pode ser cortada de forma a acomodar a instalação de cubas, fogões e cooktops, além de acessórios integrados como tábuas para corte e escorredores.

Por isso, antes da instalação verifique os seguintes pontos:

Altura: varia entre 90 e 110 cm dependendo da altura de quem for utilizá-la.

Altura da Pessoa (cm)  Altura do Balcão (cm)
1,50 – 1,60
1,60 – 1,70
1,70 – 1,80
1,80 – 1,90
78 – 90
83 – 95
90 – 103
95 – 110

Comprimento: Não deve ultrapassar 3 metros, para evita deformação ou rachaduras dependendo do material.

Profundidade: A medida mínima recomendada é de 60 centímetros, pois devido à furação da cuba a pia pode sofrer rachaduras e também deixaria de ser funcional.

Borda: São as extremidades da pia, há diversos acabamentos com a preferência de cada um.

Frontão: é uma peça integrada a pia e em contato com a parede, o que impede que líquidos derramados sobre a pia entre em contato com a parede.

 

Três pontos  principais antes de comprar :

    Tipo de Instalação

Existem três tipos principais de instalação :

  • Cuba de Embutir – A cuba é instalada embaixo da furação do balcão, que deve ser cortada previamente na medida da cuba. Geralmente o balcão é feito em mármore ou granito.
  • Cuba de Sobrepor  – A cuba é instalada sobre a furação do balcão. A abertura da bancada deve ser menor que a pia para que haja uma sobreposição.
  • Integrado – É uma pia com  balcão e cuba integrado,  é moldada direita na superfície da bancada.

Configurações

Ao fazer sua escolha , tenha em mente o tamanho do gabinete e a abertura existente. Além disso, escolha uma torneira que lhe garanta trabalhar com a pia que você escolher.

Tamanho – O armário da pia vai determinar o tamanho máximo de sua pia.

Número de cubas  – Há , bacia simples, duplas e triplas, disponíveis para escolher . Enquanto que as simples são as mais usuais, as cubas duplas ou triplo oferem maior comodidade, porém são mais caras.
 Profundidade da cuba – a profundidade depende da preferência pessoal e das atividades típicas da cozinha, podem varia de 10cm até 18 cm. Porém, quanto mais funda a cuba, menos água será espirada na hora de lavar as louças e também oferece maior espaço para as louças.

Materiais

Existem diversas tipos de materiais e pedras que são utilizados, mas os quatro principais materiais são:

  • Aço inoxidável – aço inoxidável oferece uma opção rentável, fácil de cuidar e limpar. Porém oferece poucas opções de configuração (tamanho da cuba, comprimento, etc).
  • Mármore as características são quase semelhante ao granito, mas é um pouco mais caro e precisa ser selados anualmente.
  • Granito . Oferecem maior durabilidade,  não é fácil de rachar, é resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural.
  • Granito Sintético – pias Eles são duráveis ​​, resistentes a manchas , fácil de limpar e disponíveis numa gama de cores, porém podem ser danificadas pelo calor (ex: panela quente) e são mais suscetíveis as intempéries.