Quais as diferenças entre as cubas de aço inox 304 e 430?

cuba inox

As cubas de aço inox são basicamente feitas de dois tipos de aço o AISI 430 e 304. Existem várias diferenças de qualidade e semelhanças entre esses tipos de aço inoxidável.

 

O aço 304

  • Também chamado de aço austenítico não é magnético.
  • Contém pelo menos 18% de Cromo e 8% de Níquel.
  • Tem boa conformabilidade e boa soldabilidade e muito boa resistência à corrosão.
  • Os fabricantes usam aço inoxidável 304 na produção de pias de cozinha , bancadas , equipamentos de processamento de alimentos e outros equipamentos regularmente expostos a ambientes corrosivos.

 

O aço 430

Faz parte dos aços ferríticos, é magnético.

Contém com 16% de Cromo na sua composição, é mais barato por quase não usar o níquel na sua composição.

É mais difícil de soldar, tem boa conformabilidade, mas inferior à do 304, boa resistência à corrosão porém inferior a do 304.
Embora apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado na fabricação de pias e cubas.

Portanto, as vantagens entre a cuba de aço 304 e 430 são maior resistência a corrosão e maior resistência a impactos, considerando que as cubas tenham a mesma medidas e espessuras.

Vale lembrar, geralmente há diferenças de acabamento entre as cubas 304 e 430, a maioria das cubas de aço 304 são polidas e tem um acabamento melhor do que

 

Fonte: http://www.ionix.ind.br/faq/aspectos-tecnicos

 

48 Comentários

  • Osni Montiel

    Responder Responder junho 8, 2015

    trabalho com retalhos de inox 430-304
    Compramos sucata
    Cel 011-963800943

    • Ok, amigo.

      • Gostaria de saber se consigo fabricar churrasqueiras de inox 304 tem melhor resistência a caloria referente ao 304

        • Sergio Kawaguchi

          Responder Responder agosto 18, 2017

          Olá Fabrício, desculpe pela demora, se for churrasqueira elétrica não vejo problema, mas se for convencional, não terá muita resistência, devido a alta temperatura comprometerá a resistência do inox.

  • margareth

    Responder Responder fevereiro 24, 2016

    Voce sabe me dizer se é possivel uma cuba de inox 340 com um dia de uso apresentar ferrugem mesmo não tendo sido usado nada corrosivo sobre ela, apenas feita a instalação da parte hidralica?

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder fevereiro 24, 2016

      Olá Margareth, não é possível, aços inoxidáveis são geralmente muito resistent
      e à corrosão, exceto quando exposição com cloretos, aquecimentos, ruptura
      . Acho improvável somente ocorrer na instalação, exceto se for em ambiente que manuseiem produtos químicos na pia (ex: curtumes, ind. farmacéticas etc.) acho que não seja seu caso.

      • Almir

        Responder Responder setembro 5, 2016

        Margareth, bom dia!
        Contrariando o Sergio, é possível sim! Pois o inox 304 no polimento, se não for feito com devidos cuidados, pode apresentar contaminação, exemplo: usar palha de aço na limpeza da pia, pequenos fragmentos da palha, que é em aço carbono, pode contaminar o inox!

        Espero ter ajudado!

  • Glaucio Lânio

    Responder Responder abril 23, 2016

    Bom dia!

    Gostaria de saber mais a respeito do Aço 304 para aplicação em linhas de leite, sobre corrosão de produtos usuais no campo onde prejudicam o aço.

    Em alguns casos após aplicar o desincrustante ácido ( Ácido Fosfórico e Tensoativos) é comum a agua sair com coloração cinza ou rosada?

  • elson

    Responder Responder junho 16, 2016

    olá boa noite! estou atrás de uma churrasqueira gira grill elétrica e ao pesquisar observei que muitas são fabricadas com esse aço 304,e, em uma de suas respostas mais acima você explica algumas causas de corrosão e enfraquecimento do aço inox?
    grato!

  • Gilberto Arrabal

    Responder Responder agosto 8, 2016

    Tubos retangulares em aço inox 304, fabricados na China podem conduzir água quente, com detergentes sem enferrujar, mesmo estando ao nível do mar, sendo exposto ao contato
    com água salgada. Ou qual seria a melhor alternativa, e se esta disponível no mercado.

    • O aço inox 316 é mais recomendado para aplicações com água salgada, inclusive é usado em plataformas marítimas, já o 304 é usado em larga escala na cozinha em geral. Eu desconheço algum fabricante que trabalhe especificamente com esse material (aço 316).

      • CARLOS EDUARDO

        Responder Responder novembro 8, 2017

        Boa Tarde, estou encontrando dificuldades de encontrar o aço 430 no mercado, tem alguma indicação?

        • Sergio Kawaguchi

          Responder Responder novembro 21, 2017

          Desculpe pela demora, mas depende da sua localização, geralmente é fácil de ser encontrado nas cidades medianas.

  • sonia

    Responder Responder agosto 10, 2016

    adorei as dicas sobre as cubas,me ajudou a
    escolher melhor

  • Fernanda Garcia

    Responder Responder agosto 16, 2016

    Boa tarde Sergio!

    Estou da dúvida de comprar uma coifa de churrasqueira.

    A empresa faz nos dois tipos de inox 304 e 430. O valor ficou com uma diferença considerável e eu estou na dúvida se compro o 304 ou o 430.

    O acabamento da coifa será escovado.

    Obrigada!!

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder agosto 16, 2016

      Boa tarde Fernanda, tecnicamente o aço 304 é melhor devido a sua composição, porém acredito que sua dúvida seja a questão do custo-benefício. Se você mora em locais litorâneos o 304 oferece maior resistência a salinidade (mais também pode oxidar). Caso contrário, se a chapa for a mesma espessura e a diferença de preço for muito grande, na minha opinião eu compraria a 403. Na minha casa uso as cubas de 403, mesmo sabendo que o aço 304 é melhor, pois penso no custo benefício. Ressalvo que essa é minha opinião, se financeiramente para você não for muita diferença escolha o 304.

  • Tatiane

    Responder Responder agosto 25, 2016

    Bom Dia,

    Qual o melhor aço inox para a produção de geladeiras e mini-camaras?

    Att,

    Tatiane

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder agosto 25, 2016

      Boa noite, não é minha área de atuação, pois depende do uso desses equipamentos, se for de uso comum, o aço 304 é melhor na parte externa, mas a maioria é fabricada externamente com aço 430 e internamente em aço galvanizado, devido ao custo de produção (mais barato). Na minha humilde opinião, o custo X beneficio é melhor o 430.

  • leandro guedes

    Responder Responder agosto 29, 2016

    Sergio boa tarde. Não é sobre cuba! Preciso fazer ralos de piso em casa, so agua de chuva, vou usar chapa 2mm de inox 430. pode oxidar e aparecer ferrugens? obrigado

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder agosto 29, 2016

      Boa noite Leandro, se for só água da chuva não oxidaria, porém, se for externo há possibilidade de haver agente oxidantes, tais como urina de cães, produtos a base de com cloretos (prod. de limpeza), locais litorâneos devido a salinidade podem ajudara também na oxidação.

  • Dulci

    Responder Responder outubro 20, 2016

    Boa tarde.
    Quero adquirir uma cuba retangular inox mas tenho medo que ela enferruje. O fabricante afirma que isso não vai acontecer pois a solda é injetada e o aço é 304. Será que posso confiar? Eu moro na praia e acho que isso pode piorar um pouco a situação. Agradeço muito se puder me responder.

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder outubro 20, 2016

      Boa tarde Dulci, depende da sua cuba, geralmente a cuba residencial é somente prensada e não tem solda, caso tenha solda pode ser que na área soldada possa oxidar, ou também pode enferrujar por alguma falha no processo de fabricação. Como você mora em área litorânea o mais recomenda é usar o aço 304 e para não restar dúvidas pergunte aos vizinhos se há algum problema referente a oxidação ou ferrugem nas cubas instaladas. uma sugestão de compra é comprar com furo de 4 1/2″, tem maior vazão e se puder comprar com válvula modelo japonês, veja no link:
      cuba nº 2 com ralo basket

  • Angela Maria Zimmermann

    Responder Responder outubro 22, 2016

    Como saber se o aço que estão nos fornecendo é um ou outro .

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder outubro 22, 2016

      Olá Angela, um teste simples para saber se a cuba e feita com aço 304, pegue um imã e veja se há atração magnética se NÃO houver é 304, mas se houver atração pode ser 430 (geralmente). ATENÇÃO: Há vários tipos e composições de aço inox, tanto de aço austenítico (não magnético) como aços ferríticos (magnético), esse teste não é exato, e sim didático. Uso em minha casa cubas de aço 430 ( 5 anos) e nunca tive problema de oxidação ou outros problemas.

  • Julio

    Responder Responder dezembro 8, 2016

    Olá Sergio

    Tenho uma dúvida, tenho uma lavadora de fumaça em aço 430 conforme identificado por um profissional de solda, ele tinga alguns furos e eu mandei soldar, acontece que agira está oxidando toda solda, é possivel recuperar esta solda sem que ela venha a oxidar novamente ou tenho que fazer outro tanque?

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder dezembro 9, 2016

      É possível refazer a solda usando técnica e materiais corretos, mas veja se compensa o custo X benefício (a soldagem ERW, PAW ou TIG).

  • aline

    Responder Responder janeiro 17, 2017

    ola. estou fazendo uma churrasqueira de vidro e coifa, mas estou na duvida de coifa galvanizada ou inox.sei q inox é melhor,mas a galvanizada é mais em conta. qnto a durabilidade e funçao pra churrasqueira há algum problema na galvanizada? ela se danifica no caso por conta do calor? muda com o tempo a cor etcc…obrigada

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder janeiro 17, 2017

      Olá Aline, não é minha área de atuação , mas a chapa galvanizada tem menor resistência do que o inox, a durabilidade e resistência depende da quantidade e intensidade de calor aplicada na chapa, reduzindo ou danificando a galvanização, isso dependerá do uso. Muitas pessoas usam a galvanizada, é uma questão de custo benefício, se não sofrer muito calor pode durar mais tempo.

  • Virgilio

    Responder Responder março 10, 2017

    Bom dia, gostaria de saber se existe muita diferenca no peso da pia 304 pra 430? Pois vai ser chumbada na parede as bancadas sem pes de apoio…

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder março 13, 2017

      Bom dia Virgílio, Não há diferença de peso, e sim do material, o aço 304 ofereço maior resistência a oxidação, no seu caso a cuba e a bancada devem estar bem coladas e fixadas para suportar o peso que ficará sobre a bancada e sobre a pia.

  • Paulo

    Responder Responder março 21, 2017

    o Inox 304 Não é magnético antes de se tornar cuba. Depois da deformação por pressão eles ficam levemente magnetizados.

  • Flavio

    Responder Responder maio 11, 2017

    Estou em dúvida se compro as tampas dos ralos em 430, pensando no custo benefício, ou, compro a tampa em 304. Na sua opinião e experiência o 430 funciona bem em ralos de banheiro? Desde já, obrigado.

    • O aço 304 é melhor, mas 430 oferece boa relação custo benefício, se houver pouca diferença de preço compensa comprar o 304.

  • Carlos Onofre

    Responder Responder junho 25, 2017

    Estou montando uma churrasqueira e gostaria de saber se coloco o aço escovado ou o polido, pois estou em dúvida quanto a limpeza e aparecimento de manchas ao manipular.

    • Olá Carlos, o polido é mais fácil de limpar e tem um acabamento melhor, quanto as manchas elas são ocasionadas por agentes químicos que reagem com o aço inox, nesse caso pode ocorrer tanto em um como outro.

  • Andre Castilho

    Responder Responder julho 3, 2017

    OLÁ Sergio Kawaguchi tudo bem?

    Eu gostaria de saber se o 430 tem durabilidade, e resistência a corrosão e oxidação
    mesmo se eu usar em pocilgas de suínos, onde tem a urina do animal e o sal da ração !

    desde já obrigado!

    • Olá André, desculpe pela demora, alguns tipos de aço inox são mais suscetíveis à corrosão e a ferrugem do que outros, no caso do aço 430 é mais suscetível a corrosão do que o aço 304, pois ele tem mais ferro em sua composição (aço ferrítico). Há aços mais resistente a corrosão do que outros, mas devemos analisar a questão custo X benefício, pois o preço dos materiais mais resistente também são mais caros. Espero ter ajudado.

  • Paulo Daniel

    Responder Responder agosto 14, 2017

    Olá , Sim isto parte de escrita é na verdade
    fastidioso e aprendi muitas coisas de sobre blogging.
    Obrigado.

  • Diego

    Responder Responder outubro 22, 2017

    Olá, uma dúvida, o pedreiro instalou a pia e deixou resto de argamassa colante cair na cuba e secou, no dia seguinte ele removeu usando uma faca e riscou a cuba, é um sem noção. Pergunto: Onde ficou os riscos pode enferrujar?

  • Weyder

    Responder Responder outubro 23, 2017

    Olá, minha dúvida é quanto a chapa bifeteira… muitas empresas anunciam o aço 430, mas pela que li, o aço 304 seria mais resistente e aconselhável.
    Gostaria de saber se realmente eu estou correto que nesse caso a 304 é melhor e mais resistente.
    e se é melhor de ferro ou aço?
    se poder ajudar ficaria bastante grato.

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder novembro 21, 2017

      Olá Weyder, você tem razão sobre o aço 304, ele é mais resistente. Porém, ressalto que há sempre a relação custo X benefício envolvidas nessas questões. No seu caso esse aço sofrerá ação direta de temperaturas elevadas ou somente para acabamento? As empresas utilizam do aço 430 pelo custo X benefício, pois em certos casos as vantagens decorrentes do 304 não são significativas.

  • Jônatas Costa

    Responder Responder novembro 21, 2017

    Olá Sergio Kawaguchi Bom Dia!
    Trabalho em um empresa de comunicação visual e usamos aço inox para confecção de letreiro e estou tendo dificuldades para cortar o inox na maquina que uma CNC de corte a fresa , gostaria de saber com você Sergio qual aço inox é mais facil de se cortar
    Desde já agradecido!

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder novembro 21, 2017

      Boa tarde Jônatas, leia este trecho: “Os aços inoxidáveis tem em sua composição são ferro (Fe), carbono (C) e cromo (Cr) entre outros elementos metálicos (níquel, manganês, molibdênio, titânio, entres outros), mas o Cr é considerado o elemento mais importante porque é o que dá aos aços inoxidáveis uma elevada resistência à corrosão e significativa nas propriedades mecânicas promovendo o endurecimento e visando melhorar suas propriedades mecânicas e resistência à corrosão.”
      Tudo dependerá da relação aço inox que ofereça maior facilidade de corte poderá oferecer menor resistência a corrosão. A usinabilidade dos aços inoxidáveis varia dependendo dos elementos de liga, tratamentos térmicos e processos de fabricação (forjado, fundido etc.) Em geral, a usinabilidade diminui com um teor de liga mais alto. Para maior entendimento acesse o link :
      https://www.sandvik.coromant.com/pt-pt/knowledge/general_turning/how-to-achieve-good-component-quality/turning-in-different-materials/stainless-steel-turning

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios