Prevenir entupimentos do ralo de cozinha

A melhor maneira para evitar entupimentos na pia de cozinha é ter cuidado com o que você descarta no ralo. Lembre-se, “é melhor evitar do que remediar.”

entupimento

Informações

4 inimigos do ralo de cozinha

  • Óleo de cozinha
  • Pó de café
  • Espuma do sabão
  • Resíduos alimentares

Saiba como evitá-los logo abaixo.

Uma das melhores maneiras para evitar entupimentos na pia de cozinha  é ter cuidado com o que você descarta no ralo. Lembre-se, “é melhor evitar do que remediar.”

Ter problemas com entupimento é algo que pode trazer sérias consequências financeiras e emocionais.  Veja os motivos:

  • O metro cobrado pelas desentupidoras pode chegar acima de R$ 200,00 o metro linear.
  • O retorno do esgoto para sua casa pode danificar móveis e utensílios, sem contar no cheiro insuportável e a contaminação por micróbios.
  • O entupimento pode ocasionar rompimento da tubulação de esgoto , se isso acontecer meu amigo, prepare-se para uma grande dor de cabeça.
  • O rompimento da tubulação quando detectado já fez seu estrago na sua casa ou até mesmo do vizinho, nesse caso a reforma não sai barato, digo por experiência própria.

Óleo de cozinha, pó de café, espuma de sabão e resíduos alimentares, são quatro dos maiores inimigos de um encanamento . Evite  a introdução de qualquer um desses itens no ralo. Veja como:

Óleo de cozinha: Coloque em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro) e entregue à coleta seletiva ou postos de coleta. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.

Pó de café: Jogue sempre no lixo e nunca pelo ralo da pia.

Espuma do sabão: Ao contrário do senso comum  a espuma com o tempo  vai sedimentando e acumulando juntamente com outros detritos sólidos nas paredes do tubo, reduzindo ou até obstruindo o escoamento. Para evitar essa situação deixe escorrer toda a espuma da pia para o ralo e deixe alguns segundos a água da torneira ligada.

Resíduos alimentares: Utilize sempre cesto coletor ou “peneirinha” (como também é conhecido). Veja os modelos  mais comuns:

TIPOS DE RALO

Como foi dito acima “é melhor evitar do que remediar”, então evite da melhor forma possível, vou citar um exemplo de um país que tem levado a risca esse ditado.No Japão há décadas eles utlizam um ralo com um cesto coletor bem maior do que os modelos comuns, eles inventaram esse modelo por diversas razões, as principais são:

  • Evitar entupimentos, pois imagine em um país que neva com frequência no inverno você ter que desobstruir um encanamento de esgoto congelado, é o fim da “picada”.
  • Ajudar o meio ambiente, pois os recursos hídricos deles são muito escassos, ao contrário do Brasil que tenho uma das maiores reversas de recursos hídricos do mundo (por enquanto…).
  • Facilitar a vida na cozinha.

Para saber mais sobre o ralo então clicar no link: https://goodhouse.com.br/blog ou acesse o site: https://goodhouse.com.br

basket3