Higiene: os perigos dos utensílios domésticos de madeira

colher-de-pau

O Ministério da Saúde proíbe a manipulação de comida utilizando utensílios de madeira, não somente a colher de pau, mas quaisquer utensílios de madeira utilizados na cozinha. Na opinião dos especialistas as tábuas de cortar carne e colheres de pau são criadouros de fungos e bactérias, pois ficam alojados nos sulcos da madeira.

Muitas pessoas fervem ou deixam imersos na água com cloro as colheres e as tábuas, porém esse método não é seguro e eficiente. A maneira correta é substituir esses utensílios por colheres plásticos e tábuas de vidro (eu recomendo, pois são mais fáceis de higienizar).

202_Tabua_de_vidro_01

2 Comentários

  • DAGC

    Responder Responder dezembro 27, 2016

    referencias? ferver e deixar de molho nao protege do que? se isso ai nao protege, entao estamos todos mortos.

    Se voce usar colher de inox em uma panela, vai raspar o aluminio… vai raspar o inox…

    mas cade as REFERENCIAS e as pesquisas que dizem que nao é seguro ferver e deixar de molho no cloro?

    • Sergio Kawaguchi

      Responder Responder dezembro 27, 2016

      “De acordo com o biomédico Paulo Figueiredo, o Doutor Bactéria do programa “Fantástico”, já existe até uma lei, a RDC 216, do Ministério da Saúde, que praticamente proíbe o contato de instrumentos de madeira com a comida. A madeira é perigosa porque é um material vivo, cheio de células, que, em contato com outro material orgânico, puxa os sulcos. E não há uma metodologia correta, eficiente para a higienização. E por higienização, entende-se desinfecção e limpeza, que é o que deve ser feito com tudo que usamos na cozinha.”
      link: http://www.foodjobs.com.br/dicas/utensilios-de-madeira-na-cozinha-podem-trazer-riscos-a-saude/

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios