O que pode provocar a ferrugem no aço inox?

Para entendermos as causas da ferrugem, devemos conhecer as características e aplicações de cada inox, tais como:

  • Características: famílias co aço inox são austeníticos, ferríticos e martensíticos, cada qual com suas composições e características próprias.
  • Aplicações: utensílios de cozinha, móveis residenciais e industriais, além de instrumentos cirúrgicos e outros.

 

O aço inox é uma mistura de ferro e de cromo, além de outros minérios para cada tipo de aço. Essa composição pode ter pequenas falhas microscópicas que expostas ao ar (oxigênio), estão sujeitas a oxidação.

Além disso, a ferrugem dependendo de determinadas condições, como temperaturas elevadas, tempo de exposição a produtos químicos, etc.

O que pode prejudicar o aço inoxidável

De uma maneira geral, o aço inoxidável possui uma película que conserva suas propriedades antioxidáveis. Contudo, é necessário que tenha o tratamento e os cuidados necessários.

A ferrugem não é causada pela qualidade ou resistência do inox, mas do seu uso inadequado e da limpeza e de manutenção feitas de forma errada.

Conheça os procedimentos inadequados:

  1. SOLUÇÕES PARA LIMPEZA E ESTERILIZAÇÃO

Produtos químicos com grande quantidade de cloro, estes devem ser preparados em concentrações adequadas para evitar a corrosão, após a higienização devem ser removidos completamente.

  1. PRODUTOS QUÍMICOS E ÁCIDOS

Os ácidos e alguns produtos químicos são devem ser evitados, tais como águas sanitárias e alvejantes. Podem ser usados ocasionalmente, desde que diluídos em água, evitando-se também o uso de água fervente, dando preferência à água fria.

  1. PRODUTOS ABRASIVOS

Produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos ou polidores, são extremamente prejudiciais ao aço inoxidável, já que eliminam a camada de filme de cromo, podendo oferecer pontos de oxidação.

  1. SAL E ALTAS TEMPERATURAS

O sal, até mesmo em alimentos com alta concentração, quando em contato prolongado com o aço inoxidável prejudicam a camada de cromo. Altas temperaturas devem ser evitadas no uso de equipamentos de aço inox.

  1. CONTATO COM AÇO COMUM

Os equipamentos de aço inoxidável não devem permanecer em contato por tempo prolongado com aço comum, principalmente diante de situações de umidade. Até mesmo uma simples lã de aço pode provocar ferrugem no aço inox quando em contato por muito tempo.

  1. PÓ E SUJEIRA

O pó e a sujeira depositados sobre a superfície do aço inoxidável, principalmente em áreas litorâneas ou dentro de indústrias, absorvem contaminantes corrosivos, como é o caso do sal marinho. A evaporação e concentração podem apresentar pontos de ferrugem no aço inox.

O aço inoxidável é resistente, mas não invulnerável. Os cuidados tomados com sua manutenção é que irão garantir maior durabilidade para o equipamento.

Manutenção

A manutenção regular e periódica é de fundamental para garantir a durabilidade do aço inoxidável. A limpeza deve ser feita com sabão neutro, enxugue e seque, pois a secagem é importante para prevenir que  resíduos possam apresentar manchas de ferrugem, principalmente em regiões litorâneas, onde a salinidade do ar é maior do que no interior.

Essa recomendação serve tanto para um tanque de aço inoxidável de uma indústria química, farmacêutica ou de alimentos até um eletrodoméstico.

Para eliminar manchas de ferrugem no inox não utilize palhas de aço, pois seus resíduos podem se transformar em pontos de ferrugem, atacando o filme formado pelo aço que é o seu maior protetor.

Fonte: http://www.abinox.org.br