Japão consegue transformar o esgoto em combustível

Em maio de 2016 na estação Central de Tratamento de Água da cidade de Fukuoka (Japão) tornou-se a primeira cidade no mundo a transformar o esgoto em hidrogênio veicular.

A estação foi construída em uma área industrial voltada para o porto de Hakata processa cerca de 200 mil toneladas de esgoto por dia. Começou em abril de 2015 como um “projeto de cidade líder em hidrogênio” financiado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes.

É o primeiro caso mundial de produção e fornecimento de hidrogênio para veículo movido a célula de combustível (FCV) em uma estação de tratamento de esgoto.

A cidade de Fukuoka e a Universidade de Kyushu estão trabalhando em uma experiência de demonstração rara mundial para purificar o hidrogênio das lamas de esgoto e fornecê-lo para o FCV. Atualmente, o hidrogênio é um método alternativo do GNL (gás natural liquefeito), mas se o lodo coletado todos os dias no local de tratamento podem ser usadas como matéria-prima, não dependeremos de combustíveis fósseis e as emissões de CO 2 associadas ao efeito estufa.

Quando a lama é fermentada, o “biogás” que contém metano inflamável, etc., produz cerca de 12 mil metros cúbicos por dia. Destes, 80% são usados ​​para geração de energia de gás, etc. para operação de instalações na planta e o hidrogênio é fabricado usando os 2.400 metros cúbicos restantes.

 

Fonte: https://whatsjap.com.br/japao-consegue-transformar-o-esgoto-em-combustivel/