Dispositivo para torneira reduz o consumo de água em até 95%

A start-up DG TAKANO situada em Osaka (Japão), inventou um novo produto em 2008 chamado de “Bubble 90”, desde então, tem ganhado diversos prêmios. Esta invenção consiste em apenas uma pequena peça que pode ser anexado a grande maioria das torneiras normais. Exemplificando, se você usar em média 10 litros de água por dia, o seu consumo cairá para apenas 0,5 litros.

1 bubble

O dispositivo foi projetado para forçar o ar para o fluxo de água, criando bolhas na água corrente, e em seguida, atirando-o para fora em pulsos. Foi inspirado no recurso dos bidê de alguns banheiros japoneses.

2 bubble

A água da torneira é em azul, o ar está em laranja.

3a bubble3 bubble

O Bubble90 funciona com fluxo de correntes de água, uma bolsa de ar cercada por água diminui a quantidade de água em cada gotícula.

3b bubble

Você pode pensar que a água borbulhante não limpa de forma muito eficiente, mas a água sai com alta pressão, na pia de cozinha a sujeira das louças são  retiradas facilmente, se não melhor do que tradicionais torneiras, a água emitida pelo bico se assemelha a uma sucessão muito rápido de pequenas ondas .

4 bubble

Redução no consumo de água tem sido comprovada em diversos ensaios em estabelecimentos ao redor do Japão. Por exemplo, é de uma cadeia de loja de Ramen (Sopa típica do Japão), reduziu sua conta de água anual quase pela metade, de ¥ 1.200.000 de ¥ 660.000 (US $ 10.000 a $ 5.500).
A empresa oferece alguns bicos diferentes para diversos fins, tais como, para a lavagem das mãos, que tem a maior redução de até 95 por cento, Bicos de alta energia, tais como os utilizados em cozinhas industriais, redução do consumo de água entre 40-90 por cento.