Conheça os tamanhos dos ralos de pia de cozinha.

A tendência mundial do ralo de pia de cozinha é o aumento gradativo do diâmetro do ralo, pois além de facilitar a retira dos restos de alimentos, aumenta o escoamento da água.

Outra tendência mundial é a busca por produtos ecológicos e sustentáveis, principalmente relacionados a preservação da água, pois reduzindo o lixo alimentar jogado pelo ralo de pia, consequentemente reduz os impactos ambientais e os custos de tratamento da água.

Segundo pesquisas realizadas no Brasil a quantidade de resíduos alimentares jogadas diariamente somente pelo ralo de pia da cozinha é aproximadamente de 300g, considerando o número de residências e estabelecimentos comerciais que são cerca de 60 milhões, isso gera diariamente 18 milhões de toneladas de lixo jogadas diariamente nos rios brasileiros.

Em alguns países a legislação proíbe o uso de trituradores ou ralos sem cesto coletor, pois aumentam a carga de lixo alimentar e oneram os gatos com tratamento do esgoto.

No Brasil antigamente o padrão do ralo de pia era de 1 ¼ polegadas e foi gradativamente substituído pelo ralo de 3 ½ “ (apesar de ainda ser encontrado em muitas residências), atualmente essa mudança já está se repetindo do padrão de 3 ½ “ para o padrão 4 ½ “.

Na Ásia, principalmente no Japão estão mudando do padrão 4 ½ “ para o padrão 5 ½ “, essa tendência é razão da facilidade, praticidade e economia de tempo na cozinha.

Veja abaixo a evolução do ralo de pia de cozinha e tire suas próprias conclusões.

comparação ralos

8 Comentários

  • Marco

    Responder Responder dezembro 4, 2015

    Voces tem ralinho de 3″ ???

  • João Fressa

    Responder Responder maio 24, 2016

    Olá. Tenho uma pia com ralo 3 1/2 e quero passar para o 4 1/2. Existe alguma ferramenta para aumentar o diâmetro e produzir o rebaixo para a instalação do ralo de maior diâmetro. Abraço.

    • Olá João, não conheço nenhuma ferramenta que possa cortar e fazer o rebaixo, devido ao material ser inox é necessário grande pressão para conformar o metal e cortá-lo.Eu inventei um equipamento que faz esse serviço, é uma prensa hidrálica portátil, mas só faço aqui no interior de SP.

      • João Fressa

        Responder Responder maio 25, 2016

        Agradeço o retorno. Por favor, envie-me informações a respeito de como posso fazer esta manutenção. Se levar a minha pia no local, vocês fazem o serviço no mesmo dia? A minha pia é cuba dupla. Custos e outras informações que necessito enviar.
        Agradeço antecipadamente a atenção.

  • João Fressa

    Responder Responder maio 25, 2016

    Em tempo, informe a cidade onde você se encontra.

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios