Como escolher a localização do terreno

Localização

meu

Olá Pessoal! Esse é o terceiro post da série Como Construir Passo à Passo.

Veja as características principais para que você faça uma boa escolha e um bom investimento, pois essa decisão lhe trará mais tranqüilidade, comodidade e segurança.

  • Cercanias: É a área em torno do imóvel, as casas ou quadras vizinhas. Veja quais fatores você deve ponderar:

 

1.      Padrão das construções: Influencia para mais ou menos no valor do imóvel, uma dica de investimento é construir em bairros ou loteamentos que estão começando é tem um bom padrão de construção;

 

2.     Proximidade de comércios: Traz mais comodidade, tais como supermercado, farmácia, banco, lotérica, porém evite comércios como, bar, boate, serralheria, oficina mecânica, funilaria ou todo e qualquer comércio que possa tirar sua tranqüilidade e muitas até vezes por questão de saúde, por exemplo, alguém que tem rinite alérgica ou um bebê  ao lado de uma funilaria (cheiro de tinta e barulho) não seria uma boa escolha..

 

 

3.      Proximidade de locais públicos: Tais como: metrô, ponto de ônibus, hospital, posto de saúde, escola, creche, módulo policial, nas grandes cidades à proximidade com o metrô é um fator que valoriza muito o imóvel e traz muita comodidade.

 

4.      Fuja do barulho: Proximidade com rua ou avenidas movimentadas, rodovia, aeroporto ou indústria, devido ao barulho podem até tirar o sono de muita gente, adeus tranqüilidade

 

 

5.      Prédios ou sobrados. Evite construir casa térrea entre dois sobrados, pois pode ocorrer que você não tenha sol em nenhum horário, já os prédios além da falta de sol, você perde privacidade e não é incomuns os moradores dos prédios jogarem coisas pelas janelas na sua casa.

 

  • Recuo:  Espaço exigido onde não pode ser construído, geralmente é determinada pela prefeitura e pode variar de um bairro para outro, é recomendável verificar na prefeitura os recuos necessários.

·         Recuo frontal: Geralmente é de 5,00m, mas há variações;

·         Recuo das divisas: Espaço exigido entre a construção e as divisas laterais e dos fundos.

  • Taxa de ocupação. Área máxima do terreno que é permitido construir, geralmente  é de 50%, ou seja, em um terreno de 240m², a parte térrea da casa poderá ter até 120m².

 

  • Insolação, Para determinar a posição, olhando de frente ao terreno, se o sol nasce à esquerda e se põe à direita, então o terreno tem a face norte, no caso da face sul será o contrário  ou seja, o sol nasce à direita e se põe à esquerda se ele recebe sol pela manhã ou pela tarde. O Norte permite uma excelente iluminação e calor, já o Sul podem ser frios e escuros e ocasionar mofo e umidade. Caso você tenha dificuldade de determinar a posição correta, o mais simples a fazer é perguntar e observar “in loco” na vizinhança.