Como comprar terreno com segurança

Documentação

Olá Pessoal! Esse é o segundo post da série Como Construir Passo à Passo.

No post anterior https://goodhouse.com.br/blog/378/antes-de-comecar-a-construir citei  sobre o que é necessário antes de construir,   então dando continuidade, neste post falarei sobre documentação que é um dos três pontos são fundamentais  (documentação, localização e as características locais e do terreno).

Às vezes deixamos nos levar pela empolgação e esquecemo-nos desse item fundamental, que é motivo de muita frustração.

Esse cuidado é necessário, pois caso o proprietário tenha processo na Justiça, pode ocorrer à anulação de compra e venda do imóvel e conseqüentemente você perderá seu dinheiro.Então verifique as certidões antes de fechar o negócio.

Veja os cuidados que devem ser tomados:

  • Matrícula individual do lote: No caso de loteamentos verifique se o terreno tem a matrícula individual garantindo que o lote não é fruto de uma ocupação irregular, evitando que você compre um lote em área de proteção ambiental ou manancial, é um golpe freqüente na cidade de São Paulo.
  • Certidão de matrícula do imóvel:  Vá até o Cartório de Registro de Imóvel e peça certidão de propriedade do imóvel atualizada, dessa forma pode-se verificar:
    1. Comprovar a propriedade atual do imóvel;
    2. Verificar quais são os proprietários anteriores;
    3. Constatar se o imóvel está livre e desembaraçado, ou se existe algum ônus incidente sobre o bem;
  • Certidões pessoais do proprietário: e cônjuge (se for o caso), podem ser obtidas no fórum ou em cartórios da sua cidade. Através das certidões pode se verificar se há ações contra o proprietário que possam comprometer o imóvel a ser vendido. Por isso é importante solicitar certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e de ações federais.

Você pode procurar empresas que prestam esse serviço ou fazer por conta própria, confira abaixo as principais certidões e onde encontrá-las:

  1. Das Ações Trabalhistas acesse: http://www.tst.gov.br/web/guest/certidão
  2. Da Justiça Federal acesse: http://www.jf.jus.br/cjf
  3. De Ações Cíveis acesse: http://www.jf.jus.br/cjf
  4. Das Ações da Fazenda Estadual
  5.  Das Ações da Fazenda Municipal
  6.  Das Ações em Família (Fórum Cível)
  7.  Do Cartório de Protestos Cartório de Protestos da sua cidade
  8. Da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda http://www.receita.fazenda.gov.br/

Até o próximo post….